Embaixada do Conhecimento

Eventos

25 de Abril, Sempre! História da Revolução dos Cravos – Em cena em março, abril e maio de 2018

25 de Abril, Sempre!

Apresentações em Localidades e em Escolas de Todo o País…
O Evento Mais Eficaz e Económico para Apresentações em Estabelecimentos de Ensino, do 4º ao 12º Ano de Escolaridade

Este foi o texto pioneiro e original a subir aos palcos para o público em geral e em particular para os estudantes do ensino entre o 4º e o 12º ano de escolaridade. Realizamos várias peças de teatro com temáticas sobre a História de Portugal desde 1999, com assinalável sucesso, com destaque para esta mesma peça que agora voltamos a pôr em cena, com nova e atualizada linguagem.

Esta peça interativa é escrita por Nuno Miguel Henriques, Professor com Estudos Universitários em História e filho de Militar de Abril, que estará presente nos espetáculos e faz um “prólogo sobre a história recente do país”.

Esta encenação tem uma abordagem imparcial do antes e depois da Revolução dos Cravos de 1974.

Os factos que levaram o país a ter um regime ditatorial e o Estado Novo, os movimentos anti-regime, António de Oliveira Salazar, Humberto Delgado, o Ultramar, a Guerra Colonial, as Revoltas dos Estudantes, Marcelo Caetano, a Criação da Televisão, as Tentativas de Golpes de Estado, A Censura, a Polícia Política, A Noite das Noites, A Poesia de Abril, o 24 e o 25 de Abril, o 11 de Março, o 25 de Novembro, as Contra-Revoluções, os Capitães de Abril, O MFA, os Partidos Políticos, A Crise, os Governos Provisórios e de Iniciativa Presidencial, as Eleições, Os nomes como o Capitão Salgueiro Maia, o Otelo Saraiva de Carvalho, Mário Soares, Vasco Gonçalves, Pinto Balsemão, Álvaro Cunhal, Vasco Lourenço, Melo Antunes, Sá Carneiro, Freitas do Amaral, Costa Gomes e tantos outros protagonistas e episódios da época são trazidos ao palco nesta peça de teatro.  As personagens-tipo são essencialmente populares e militares, que nos levam a viajar pelos acontecimentos históricos que marcaram esta geração.
Os Locais, Os Sons, as Ruas, A Democracia, a CEE, o Crescimento Económico, a Expo 98, o fim da Administração Portuguesa em Macau e acontecimentos recentes como, por exemplo, o Euro 2004, a entrada do FMI e da TROIKA em 2011 em Portugal, o Centenário das Aparições de Fátima, a Geringonça, a Eleição do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, são abordados nesta peça de Teatro Português, onde são representados factos até ao ano de 2018.

O 25 de Abril, ou a Revolução dos Cravos, passou a ser, com a distância de quatro décadas, bem como pela celeridade dos acontecimentos recentes da globalização, uma temática menos apaixonante e por vezes até incompreendida. Por isso mesmo, tentamos hoje de uma forma simples e eficaz transformá-la em algo compreensível aos estudantes.

O antes e o depois, com a história concisa e rigorosa dos acontecimentos do Estado Novo, a sua implementação e queda, a Segunda Grande Guerra, as Crises Coloniais, os Movimentos Separatistas, a Guerra Colonial, o General sem Medo, as tentativas de Golpes de Estado, a Ala Liberal, o Professor Oliveira Salazar, o Marcelismo e vários Nomes Notáveis ligados ao pré-25 de Abril de 1974, das várias correntes ideológicas, são referenciados durante a representação por atores profissionais, reconhecidos pelo seu talento, versatilidade e grande dimensão artística.

A Mocidade Portuguesa, PIDE/DGS, a Censura, a Liberdade, a Televisão e Rádio Pública, as consequências da Primavera Marcelista, o General Spínola, o MFA, os Militares de Abril e temáticas como o PREC, as Nacionalizações, a Reforma Agrária, as Milícias Populares, as Sessões de Esclarecimento, os emergentes Partidos Políticos e as Eleições Livres, merecem também destaque durante este espetáculo original.

A Revolução do 25 de Abril teve consequências sociais, culturais e de valores que ainda hoje se refletem no nosso quotidiano, sendo abordadas neste evento de características pedagógicas, mas que também se destina ao grande público.

Esta peça tem histórias, curiosidades, imagens, sons e recordações para o público experimentar durante toda a representação, interpretada por um elenco de atores profissionais, licenciados e de qualidade.

A entrada no espaço cénico também terá características peculiares, relacionadas com a temática histórica que dá o mote a este espetáculo teatral com a duração de aproximadamente uma hora.

25 de Abril, Sempre!
Apresentações em Localidades e em Escolas de Todo o País…
O Evento Mais Eficaz e Económico para Apresentações
em Estabelecimentos de Ensino, do 4º ao 12º Ano de Escolaridade

Produção: Embaixada do Conhecimento
Elenco: Teatro Oeste – Companhia Profissional
Autoria e Direção: Nuno Miguel Henriques (Professor e Autor de diversos sucessos teatrais e obras pedagógicas, com mais de 25 anos consecutivos de atividade cultural. Licenciado em Psicologia Social, além dos Estudos Universitários em História, Protocolo, Marketing e Ação Social.)

Deslocações a Escolas de todo o Continente e Regiões Autónomas, a agendar individualmente, com valor por sessão, a acertar caso a caso, consoante data, espaço cénico, número de participantes e localidade, garantindo-se sempre o valor mais barato de eventos profissionais artísticos congéneres.

Oferta do Livro “Um Filho da Revolução de Abril”, para as Bibliotecas Escolares visitadas por Nuno Miguel Henriques, autor do texto representado e do livro, cuja apresentação também se efetua nas Escolas.

Fazemos Sessões Exclusivas, com preços vantajosos a partir de 70 alunos, em datas e horários a acordar caso a caso, bem como Deslocações a Estabelecimentos Escolares e Localidades de Todo o País, com condições de uma equipa de grande qualidade de produção.

Também em Cena com Bilhetes desde 3,90 euros*:
Lisboa: 26 Abril de 2018
Viseu: 17 de Abril de 2018
Porto: 23 e 24 Abril de 2018
Braga: 20 de Abril de 2018
Coimbra: 13 Abril de 2018
Horários das Sessões: 10.30; 11.45 e às 14.15 horas
Bilhetes: desde 3.90 a 6.90 euros por Aluno, proporcional ao número de participantes, data e espaço cénico
*Sujeito a Marcação Prévia de Grupos de Estabelecimentos Escolares

Informações e Reservas:
www.embaixadadoconhecimento.com
Telefones: 211987471  | 969069398
Porto: 223238300
Correio Eletrónico: geral@embaixadadoconhecimento.com

Um Compromisso com a Excelência.
Duas Décadas e Meia a Trabalhar em Todo o Território.